Benefício Farmácia reduz faltas e custos com saúde nas empresas, aponta Funcional Health Tech
Solução digital melhora adesão ao tratamento, aumenta a produtividade e ajuda a controlar a sinistralidade dos planos corporativos
São Paulo, julho de 2025 – O Benefício Farmácia, solução desenvolvida pela Funcional Health Tech, pioneira e líder no desenvolvimento de tecnologias para programas de suporte a pacientes no Brasil, tem se consolidado como uma das ferramentas mais eficazes para empresas que buscam reduzir o absenteísmo, controlar a sinistralidade dos planos de saúde e promover uma cultura de cuidado contínuo entre os colaboradores.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50% dos pacientes com doenças crônicas não seguem corretamente seus tratamentos, o que resulta em milhões de internações evitáveis. No Brasil, dados do Ministério da Saúde indicam que as doenças crônicas não transmissíveis são responsáveis por mais de 70% das causas de morte, e o absenteísmo ligado à saúde é uma das principais fontes de perda de produtividade nas empresas. Além disso, estima-se que até 15% dos custos com planos de saúde corporativos estejam associados à baixa adesão aos tratamentos, fator que impacta diretamente a sinistralidade e os reajustes anuais.
Diante desse cenário, o Benefício Farmácia da Funcional, que possui 57% de participação nesse mercado e está entre os TOP5 do prêmio Top of Mind de RH 2025, na categoria Benefício Medicamento, permite que o colaborador compre medicamentos com desconto em folha, sem necessidade de reembolso ou cartões físicos. O processo é totalmente digital e integrado à gestão de RH, que mantém controle total do uso e pode personalizar regras por perfil de colaborador, grupo de risco ou faixa salarial.
Para Amanda Coelho, Diretora de Negócios Corporativos da companhia, o acesso adequado ao tratamento dessas doenças é essencial para manter a produtividade e a saúde financeira das empresas. “Toda organização lida com ausências, mas quando viram rotina, o impacto ultrapassa a folha de ponto. Muitas dessas ausências têm origem em algo simples: falta de acesso ao tratamento certo, na hora certa. Às vezes o remédio custa caro ou o dinheiro já está comprometido. Como resultado, o problema se arrasta, vira atestado e afastamento. Quem sente é o negócio e as pessoas ao redor”, afirma a executiva.
A solução da Funcional permite que o colaborador compre medicamentos com desconto direto em folha, sem reembolso ou burocracia. O processo é 100% digital, com integração ao RH e possibilidade de personalização por perfil de colaborador, grupo de risco ou faixa salarial. Além da agilidade operacional, a empresa pode optar por subsidiar parcialmente ou totalmente os medicamentos, incentivando a adesão ao tratamento e promovendo uma cultura de saúde preventiva.
Como parte da estratégia de cuidado contínuo, a Funcional também oferece serviços de apoio e acompanhamento direcionados a comunidades de pacientes crônicos, com foco em aumentar a adesão ao tratamento e reduzir a sinistralidade nos planos de saúde. Os impactos aparecem em diversas frentes: menos faltas, maior produtividade, redução de sinistralidade, retenção de talentos e reforço aos programas de saúde corporativa e controle mais eficiente dos custos assistenciais.
“Quem define o limite e o prazo de desconto do Benefício Farmácia é a companhia contratante da solução. O RH mantém controle, acompanha o uso e consegue cruzar os dados com outros indicadores de saúde, ganhando previsibilidade, tanto no uso quanto na gestão”, complementa Amanda.
O Benefício Farmácia também conta com recursos avançados de segurança, como reconhecimento facial e cartão randômico, garantindo que apenas o colaborador autorizado possa realizar transações. Essas camadas de proteção evitam fraudes, garantem o uso correto do benefício e preservam os dados sensíveis dos usuários.
Outro diferencial é a capacidade analítica da plataforma. A Funcional permite monitorar medicamentos mais utilizados, frequência de uso, comportamento de compra e até correlações com absenteísmo e uso do plano de saúde. Isso possibilita uma gestão mais estratégica e preditiva da saúde corporativa, com base em evidências concretas.
“Esses dados se transformam em decisões estratégicas. O que antes era apenas percepção, agora se traduz em indicadores concretos que orientam a gestão de saúde corporativa. Mais do que monitorar, o RH passa a antecipar tendências. É possível correlacionar padrões de uso com campanhas internas, identificar os fatores que mais engajam, mapear barreiras de acesso e estruturar ações mais eficazes. Essa inteligência permite que as empresas se antecipem aos desafios, reduzam riscos e otimizem seus investimentos em saúde. Não se trata apenas de reagir, mas de agir com previsibilidade e precisão”, finaliza a especialista.
Sobre a Funcional Health Tech:
Fundada há 25 anos, em São Paulo, a Funcional Health Tech, pioneira e líder em programas de acesso e adesão no Brasil, é o maior ecossistema integrado de saúde do país com 425 clientes. Com um portfólio projetado no conceito de data driven care, a empresa se destaca no mercado B2B2C por sua excelência operacional e inteligência de dados com foco em aumentar produtividade de seus clientes e melhorar qualidade de vida dos pacientes, por meio de soluções de tecnologia que conectam indústria, pacientes, farmácias, distribuidores, clínicas, laboratórios, hospitais e operadoras de saúde. A healthtech ainda é um player relevante no segmento de benefícios corporativos com a marca Funcional Multi e líder de mercado na modalidade de Benefício Farmácia. Ao todo, são 55 mil credenciadas e 50 milhões em transações anuais neste segmento.