Startup do interior de SP cria programa de estágio que oferece profissionalização de novos talentos
Em parceria com a Funcional Health Tech, startup Pedbot lança o ‘PedLabs’, programa para a formação de novos profissionais em Marília - SP; Iniciativa tem como objetivo desenvolver a próxima geração de jovens talentos
Na busca por inovação e expansão, muitas empresas negligenciam o potencial que estagiários e profissionais iniciantes podem oferecer às suas operações, já que cerca de 80% dos empregadores no Brasil informam ter dificuldade na busca de profissionais no mercado, segundo Pesquisa de Escassez de Talentos 2023 do ManpowerGroup. De fato, apenas 15% desses colaboradores se sentem preparados para uma vaga efetiva após o período de estágio, de acordo com levantamento feito pela Companhia de Estágios. Diante deste cenário, o papel das empresas é fundamental para colaborar com a formação de novos profissionais que irão para o mercado de trabalho.
A Pedbot, startup de chat-commerce especializada em varejo farmacêutico via WhatsApp, é um exemplo de empresa que vem colaborando para mudar essa realidade no Brasil. A empresa nasceu em Marília, interior de São Paulo, e acaba de anunciar ao mercado a primeira edição do PedLabs, programa de formação de colaboradores realizado por meio de um laboratório dedicado à capacitação de jovens talentos para atuarem com tecnologia e inovação.
A startup foi lançada em 2021 e no mesmo ano recebeu aporte financeiro de R$ 1 milhão da Bossa Nova Investimentos. A iniciativa para formar novos talentos tem parceria e apoio da Funcional Health Tech, uma das maiores empresas de tecnologia para saúde e data driven care do Brasil, que realizou a aquisição da Pedbot em maio deste ano.
Fundada por Rudy Tedeschi, Diogo Souza e Daniel Andrade, a startup conta com mais de 30 funcionários, sem contar os seus fundadores, e todos são ou foram estagiários em algum momento de suas trajetórias, demonstrando um compromisso firme com a criação de oportunidades para aqueles que estão no início de suas carreiras ou procuram por uma mudança profissional.
“A Funcional, que beneficia cerca de 20 milhões de pessoas mensalmente, viu o potencial de capacitação da empresa e investiu no sonho de construir um laboratório de desenvolvimento de colaboradores. A iniciativa será implantada em Marília, demonstrando o compromisso da empresa não apenas com seu próprio crescimento, mas também com a comunidade local. O PedLabs começará com uma turma de dez pessoas, que vão entrar para trabalhar não apenas na Pedbot, mas em qualquer uma das outras unidades de negócio da Funcional”, explica Rudy Tedeschi, CEO e fundador da PedBot.
Na prática, a capacitação ocorrerá na cidade de Marília e vai durar de seis a oito meses, sendo que, ao final do período, o participante será alocado para atuar, principalmente, em novos projetos e produtos tecnológicos. Os interessados devem acessar o site da PedLabs para preencher um formulário e se inscrever. Quem não for selecionado na primeira turma seguirá com o nome em um banco de talentos, tendo prioridade nas próximas turmas.
“Estamos trazendo para Marília a capacitação para uma empresa com mais de 600 funcionários e em constante crescimento. Vamos fazer turmas que serão focadas em áreas e o primeiro programa será na área de tecnologia. O colaborador vai se inscrever para a vaga e, no processo, vamos fazer com que ele entenda todas as posições da área e decida junto conosco onde será mais feliz e terá mais resultados”, finaliza Tedeschi.
Capital humano como principal ferramenta para os negócios
A Pedbot se destaca como um exemplo inspirador de como investir no potencial humano, independente do nível de experiência, se tornando uma estratégia eficaz para o sucesso empresarial. Sua abordagem única para a capacitação e desenvolvimento de colaboradores não apenas beneficia a empresa, mas também cria um impacto positivo na vida daqueles que buscam oportunidades para crescer e se reinventar profissionalmente.
Com apenas 22 anos, Tayná Severino já é executiva de vendas da Pedbot. Ela também entrou como estagiária e aos poucos foi encontrando o seu caminho, sendo efetivada e se tornando executiva. “Eu comecei como estagiária na área de suporte. Tive ainda a oportunidade de trabalhar como analista de sucesso de cliente e depois mudei de setor, me tornando executiva de vendas. Antes de entrar na empresa, eu trabalhava como operadora de telesserviços, mas sempre quis ter a oportunidade de trabalhar na minha área de estudos. Eu faço Sistemas de Informação e meu desejo sempre foi atuar com tecnologia”, conta a profissional da Pedbot.
Segundo Tedeschi, uma das principais características da Pedbot é a habilidade de fazer transições de carreiras de forma fluida. Com uma visão holística dos colaboradores e de suas habilidades, a empresa percebeu que, muitas vezes, as pessoas entram com uma ideia de função e acabam encontrando seu verdadeiro lugar em um setor completamente diferente. Isso é visto como uma oportunidade e não como uma barreira.
Sobre a PedBot
Fundada em 2021 por Rudy Tedeschi e Daniel Andrade, a Pedbot é uma startup de tecnologia pioneira no ramo farmacêutico que surgiu com o objetivo de facilitar a compra de remédios com atendimento personalizado, tendo como soluções o PedApp e o Pedbot com foco no consumidor. Para as drogarias funciona como um Chat Commerce onde todo o ciclo de vendas é feito através da ferramenta, utilizando tanto no app das lojas quanto no WhatsApp.
Sobre a Funcional Health Tech
A Funcional Health Tech, pioneira e líder em programas de acesso e adesão e em data driven care no Brasil, desenvolve soluções exclusivas para indústria farmacêutica, varejo farmacêutico, operadoras e corretoras de saúde, além de benefícios corporativos para RHs e empresas. Hoje, a healthtech impacta cerca de 13 milhões de vidas por mês, tem mais de 50 mil farmácias parceiras no Brasil, que realizam mais de 19 milhões de transações por ano.