Funcional Health Tech conquista pelo terceiro ano importante certificação que comprova adequação da área de Health Analytics à LGPD
Certificação Bureau Veritas é uma das mais conceituadas do mundo e valida sistema implantado para atender a Lei Geral de Proteção de Dados em área que utiliza conceitos matemáticos e alta tecnologia aplicada sobre dados de saúde
Com o objetivo de assegurar sua importância e compromisso com a proteção e governança dos dados de seus clientes, a Funcional é a primeira healthtech a conquistar por três anos seguidos a certificação que reforça a adequação da área de Health Analytics à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A empresa responsável pela auditoria pelo terceiro ano consecutivo é a Bureau Veritas, uma das mais conceituadas certificadoras do mundo.
Sendo a única healthtech na América Latina com criptografia em camadas para proteção de dados sensíveis, a empresa garante aos seus mais de 400 clientes o mesmo nível de segurança da informação oferecido em bancos e empresas do setor aeroespacial.
O processo que preserva a informação em uma camada adicional de criptografia é denominado de tokenização, e garante 100% da confidencialidade dos dados pessoais para toda a cadeia processadora, permitindo que apenas profissionais da saúde devidamente autorizados tenham acesso ao dado em si, além dos próprios titulares.
“A Funcional Health Tech entendeu a auditoria como um compromisso junto à Bureau Veritas, que faz a certificação em várias outras ISOs (do termo em inglês Organização Internacional de Normalização) e que avalia se estamos em conformidade com a lei. Para nos ajudar em todo o processo, foram criados comitês de segurança da informação onde acompanhamos o cumprimento da LGPD através de um dashboard e conseguimos ter visibilidade de todas as nossas ações”, destaca Abílio Rodrigues, Gerente da área de compliance da Funcional Health Tech.
A área de Health Analytics da Funcional Health Tech utiliza inteligência artificial e alta tecnologia aplicada sobre o grande volume de dados que realiza a gestão para promover análises descritivas, prescritivas e preditivas que auxiliam gestores e médicos na tomada de decisões estratégicas.
Em 2021 aconteceu a primeira certificação, em um processo de auditoria mais complexo, que coleta evidências na prática para constatar a conformidade da empresa, que se tornou a primeira healthtech a conquistar o título. No ano passado e em 2023, a Funcional passou pelo processo de recertificação, que só pode ser realizado por 2 anos, encerrando o ciclo e tornando necessário um novo processo a partir de 2024.
Gamificação ajuda no treinamento de colaboradores
Através da gamificação, a empresa consegue capacitar e realizar treinamentos para todos os colaboradores, estimulando uma “competição” e premiando os que se destacam positivamente na pontuação obtida de acordo com o assunto.
“Para nós, segurança da informação é assunto sério e prioritário. Faz parte de nosso propósito proteger os dados sensíveis de saúde. Além de tecnologia, treinamento constante e engajamento de todas as áreas da empresa é fundamental”, ressalta Cristiane Giordano, CEO da Funcional Health Tech.
O certificador Bureau Veritas, grupo internacional, fundado em 1828, é dedicado à realização de serviços de avaliação de conformidade e certificação, nas áreas de Qualidade, Segurança, Saúde Ocupacional, Meio Ambiente e Responsabilidade Social, e está presente em mais de 140 países.